Pedagogia do Futebol: Relato de Experiência na Iniciação Esportiva, a Partir do Currículo Didático-metodológico de Um Clube Brasileiro
Por Talita Laura Tarossi (Autor), Andressa Bonimani (Autor), Luis Felipe Nogueira Silva (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: As escolas de futebol configuram um dos mais importantes espaços institucionalizados de prática esportiva no Brasil e podem visar, desde a promoção da saúde, socialização e estruturação de competências táticotécnicas básicas à prática perene da modalidade futuramente – seja no contexto de participação ou no alto rendimento (FREIRE, 2011; CORTEZ; SILVA; SCAGLIA, 2021). Objetivo: Descrever a experiência de professores e professoras de futebol, no contexto de iniciação esportiva, quanto ao manejo didático-metodológico de conteúdos voltados ao ensino da modalidade, a partir de uma base curricular pré-estabelecida. Desenvolvimento: O relato diz respeito às práticas pedagógicas efetivadas em uma escola de futebol no interior de São Paulo, pertencente à franquia de um dos mais populares e vitoriosos clubes de futebol do Brasil. O currículo designado previa que a organização e sistematização de conteúdos, relacionados aos fundamentos técnicos, princípios operacionais táticos e competências essenciais do futebol, levasse em conta a utilização dos métodos analítico e global – este último sob o direcionamento de uma conduta didática denominada ‘Descoberta Guiada’, que, a rigor, se assemelha, conceitualmente, ao TGfU – e de valores, que remetem às dimensões histórica, social e cultural do clube. A aplicação das atividades sob o método global, que pressupunha a utilização de jogos, propiciou um engajamento aos alunos – de todas as faixas etárias – significativamente maior em relação às do método analítico. Algo consonante ao que Scaglia (2011) chama de estado de jogo, mediante, também, às articulações para alterar nas referências estruturais e funcionais dos jogos e recuperação dos jogos tradicionais de bola com os pés, derivados da cultura lúdica brasileira, a fim de atingir objetivos de ensino (SCAGLIA, et al. 2021). Conclusão: Os ajustes quanto ao tamanho do espaço de jogo, número de alunos, materiais utilizados, intervenção didática e complexidade dos jogos só foram possíveis graças à compreensão da sequência pedagógica e intencionalidades almejadas nas aulas.