Resumo

Introdução: O jogo, enquanto um fenômeno polissêmico, pode ser compreendido como uma manifestação da intenção lúdica, que se materializa nas diversas práticas corporais/culturais, engendrando engajamento e arrebatamento nos jogadores. Objetivo: relatar processos de ensino, vivência e aprendizagem dos conteúdos da Educação Física na Educação Infantil, com base na Pedagogia do Jogo. As vivências foram desenvolvidas com crianças entre 3 e 5 anos, no Centro de Convivência Infantil, da Universidade Estadual de Campinas (CECIUNICAMP). Desenvolvimento: As práticas foram sistematizadas a partir de ambientes de aprendizagem lúdicos e desafiadores que possibilitaram às crianças: vivenciarem ambientes de jogo; expressarem-se por meio de diversas linguagens; co-construírem conhecimentos e ressignificarem práticas corporais, em suas dimensões históricocultural, socioeducativa e técnico-tática, a partir da interação entre saberes, desejos, motivações e interesses de todos os envolvidos no processo pedagógico. Por meio de rodas de conversa, vivências de desafios individuais e coletivos, contação de histórias, experimentação de papéis (faz de conta) e registros imagéticos, foram desenvolvidos jogos tradicionais, rítmicos e expressivos, de aventura, de ginástica, de luta, de raquete, bem como criações de jogos pelas próprias crianças, ampliando seu protagonismo no processo. A sistematização e desenvolvimento dessas práticas pedagógicas de/pelo jogo estimularam possibilidades de ensino e potencialidades de aprendizagem, além da ampliação da cultura lúdica das crianças. Sugestões: Sugerimos que para implementar atividades significativas, lúdicas e potencializadoras de aprendizagens é imprescindível que seja assegurado o equilíbrio entre as funções lúdica e educativa do jogo, por meio de vivências centradas na participação e nas interações entre as crianças e entre estas e os educadores.

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