Resumo

Introdução: Nos últimos anos a abordagem dos esportes de aventura vem crescendo socialmente, tornando-se presente também dentro do ambiente educacional. A disciplina de educação física tem o potencial de oferecer múltiplas vivências dentro da temática, auxiliando a compreensão dos discentes sobre as diferentes modalidades e o esporte como fenômeno sociocultural. Objetivo: O presente estudo, teve como objetivo relatar a experiência do trabalho com a temática “Esportes de Aventura” dentro das aulas de educação física para alunos do ensino médio. Desenvolvimento: Para este estudo, foram analisadas 8 aulas referentes à 1 bimestre do ano letivo, aplicadas para o 1 ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Salto/SP. As aulas foram aplicadas de modo remoto, devido a pandemia. As aulas foram planejadas em 3 blocos, sempre priorizando o protagonismo do aluno, através do diálogo e reflexão sobre o tema. No Bloco A, foi realizado um mapeamento através da identificação do conhecimento prévio dos alunos sobre a temática abordada. No Bloco B, foram tematizadas 4 modalidades (Parkour, Escalada, Skate e Bobsleigh) que surgiram através do mapeamento realizado anteriormente, apresentando as características de cada esporte, além da abordagem dentro do contexto socialcultural, político e econômico. No terceiro e último Bloco C, a partir das seleções dos próprios alunos das modalidades de interesse, foi desenvolvido um seminário o qual os alunos tinham total autonomia para estruturar o trabalho e o modo de apresentação. Sugestões: Através das aulas ministradas, observamos a importância de trabalhar com a temática dos esportes de aventura dentro das aulas de educação física. As aulas foram ministradas todas de modo online o que impactou negativamente na vivência prática das modalidades abordadas. Sugere-se com o retorno das aulas presenciais, a importância de uma abordagem teórico-prática para proporcionar um melhor aprendizado aos discentes.

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