Perceções de estagiários em Educação Física sobre a formação inicial de professores
Por Catarina Amorim (Autor), Elsa Maria Ferro Ribeiro da Silva (Autor).
Em XX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A Teoria de Socialização Ocupacional examina a forma como várias fases da profissão docente afetam as identidades profissionais dos professores de educação física. Esta teoria afirma que existem três fases de socialização ocupacional cronologicamente orientadas: a aculturação (uma fase de pré-formação inicial docente), a socialização profissional (uma fase de formação inicial docente) e a socialização organizacional (uma fase que tem início quando os professores dão entrada no mercado de trabalho). Este estudo investigou como os futuros professores de educação física percecionam a formação inicial de professores e como esta afetou as suas identidades enquanto professores, no final do estágio pedagógico para a docência e, portanto, no final da sua socialização profissional. O objetivo deste estudo foi investigar as perceções dos futuros professores de educação física em formação inicial sobre a formação inicial de professores e impacto desta nas suas vidas profissionais e identidades profissionais no final do estágio pedagógico. Foi também objetivo deste estudo identificar fatores que contribuem para o desenvolvimento do estágio pedagógico e os atores-chave na formação de identidades profissionais. A amostra foi constituída por 272 estudantes estagiários no último ano do mestrado em ensino da educação física de uma universidade portuguesa. Recolhemos os dados através de um questionário que incluía questões fechadas e abertas sobre seis aspetos da profissão docente e da formação inicial de professores: agentes de formação; componentes da formação de professores; papéis dos professores; motivação para ensinar; conceções de ensino e aprendizagem; e mudanças vivenciadas neste período. Os dados quantitativos foram analisados estatisticamente para as medidas de tendência central e as respostas à questão aberta foram analisadas através de uma análise de conteúdo temática. Os resultados revelaram: que os futuros professores consideravam o professor cooperante como sendo o agente mais importante da formação; que a experiência do estágio docente era a componente mais importante da formação de professores; que ensinar valores universais era um papel essencial dos professores; que tinham uma motivação intrínseca para ensinar; que perceberam uma abordagem construtivista do ensino; e que a mudança mais significativa que experimentaram durante a sua formação inicial docente foi uma melhoria nas competências interpessoais. Com os resultados, concluímos que a socialização profissional influenciou o desempenho dos participantes enquanto professores. Estas descobertas têm implicações importantes para os programas de formação inicial de professores, uma vez que é fundamental compreender as suas perspetivas de forma a maximizar o valor da experiência. Neste sentido, para melhorar a conceção do programa e otimizar os potenciais impactos da socialização profissional nas identidades dos futuros professores de educação física, os formadores de professores devem compreender como os futuros professores percecionam a sua formação inicial docente.