Percepção de Alunos Sobre as Aulas de Educação Física no Ensino Médio
Por Mayara Luana dos Santos Ferreira (Autor), Luciane Graebner (Autor), Thiago Sousa Matias (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a satisfação dos alunos do Ensino Médio para as aulas de Educação Física (EF) e sua percepção sobre a administração dos conteúdos. Trata-se de um estudo descritivo e participaram 417 adolescentes de 14 a 19 anos distribuídos proporcionalmente nos 12 distritos de Florianópolis. Foram utilizados questionários e os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial. Quase 50% dos alunos não gostam das aulas. Mais de 40% dos estudantes afirmam que a EF não é tão importante e que as aulas são apenas os 4 esportes tradicionais ou as aulas livres. Estes resultados implicam em menor participação nas aulas e insatisfação com a disciplina. Conclui-se que a percepção dos estudantes sobre as aulas de EF é negativa.