Resumo

Durante a pandemia de COVID-19, o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) se apresenta de forma precária, devido ao agravamento da crise econômica, a falta de preparação para o uso dos recursos tecnológicos, falta de condições de acesso dos estudantes, dentre outros fatores diretos e indiretos. Nessa perspectiva, o texto busca I) descrever a percepção dos estudantes de Educação Física de uma universidade pública estadual acerca do estágio supervisionado referente ao Ensino Médio durante a pandemia de Covid-19 e II) comparar os dados a partir do tipo de instituição em que o ECS foi realizado. Para tanto, fez-se uma pesquisa de caráter quantitativo, utilizando um questionário on-line com escalas de satisfação (indo de muito insatisfeito à muito satisfeito) para categorias relacionadas ao ECS. Participaram da pesquisa 18 estudantes de Educação Física de uma universidade pública do estado do Ceará que realizaram o estágio durante o ensino remoto. Com nível de satisfação máximo entre todos os estudantes, vale destacar as categorias ‘relação com o professor supervisor da escola’, ‘relação com o professor orientador da universidade' e a ‘relação com os colegas de disciplina’. No entanto, os estudantes que realizaram o ECS em instituições privadas se mostraram totalmente insatisfeitos nas categorias ‘participação dos alunos durante as aulas’ e ‘aprendizado dos alunos’, o que influenciou diretamente a percepção desses estagiários acerca da contribuição do ECS para a formação acadêmica. Nessas mesmas categorias, mais de 80% daqueles que realizaram o ECS em instituições públicas se mostraram satisfeitos, sendo de 93,75% o percentual daqueles que consideraram satisfatória a categoria ‘contribuição do ECS para a formação acadêmica’. Os dados também indicam que o suporte dado pelos professores supervisores das escolas e o engajamento das turmas durante as aulas foram mais importantes para a formação e o aprendizado dos alunos do que a variedade de recursos tecnológicos disponíveis para uso. Dessa forma, considera-se que apesar da relação com os professores supervisores e orientadores ter sido satisfatória, outros fatores influenciaram negativamente a realização do ECS durante o ensino remoto, especialmente entre aqueles que o realizaram em instituições privadas.

Acessar