Percepção Sobre a Carreira dos Profissionais de Educação Física do Programa Clube Escola
Por Hugo Cesar Bueno Nunes (Autor), Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Poucos são os estudos sobre a formação continuada e a carreira dos profissionais que atuam no âmbito não-escolar. Com o objetivo de identificar e discutir se a percepção sobre a própria carreira profissional apresenta alguma relação com a identificação de necessidades de formação continuada, a pesquisa focalizou a atenção nos profissionais de EF da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo por estarem vinculados ao Programa Clube Escola que vem sendo implementado desde 2007. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, de orientação fenomenológica, tendo noventa e quatro dentre os cento e setenta e três profissionais que atuam no Clube Escola, respondido a um questionário contendo duas questões abertas. Identificou-se que 70% estão satisfeitos com o seu atual momento na carreira e esse resultado parece se relacionar com os 72% que atribuem importância à formação continuada e estão dispostos a se manterem em constante aperfeiçoamento profissional quando incentivados para isto. Os resultados não convergiram com os estudos de Michael Huberman em relação aos estágios da carreira docente mostrando a necessidade da carreira do profissional de Educação Física que atua no contexto não-escolar ser alvo de novas pesquisas.