Percepções de Profissionalismo no Futebol: o Desenvolvimento do Clube Atlético Paranaense
Por José Carlos Mosko Luiz Alberto Pilatti (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF
Resumo
esporte é considerado atualmente como um excelente nicho de mercado para investimentos. Porém, no caso do futebol, principal esporte nacional, esta procura não tem se concretizado em negócios duradouros e lucrativos, devido a esta modalidade estar passando atualmente por uma tensão, causada pelo conflito entre as idéias do futebol-empresa e do modelo tradicional vigente no país. Na concepção do futebol-empresa, o esporte é visto como mercadoria a ser consumida, seja como espetáculo ou prática esportiva, seja na forma de produtos que carregam sua marca. Para obter esta configuração, exige-se das equipes de futebol administração profissional e responsabilidades com relação aos resultados comerciais obtidos, visando à obtenção do lucro. O modelo tradicional procura manter os clubes e federações dentro de um contexto de instituições não lucrativas e administradas por dirigentes eletivos. A comercialização neste último caso busca, teoricamente, apenas a sobrevivência destas instituições. Observa-se que o esporte moderno, dentro de uma perspectiva mercantilista, é algo presente e irreversível e que a volta aos tempos nostálgicos do amadorismo não condizem mais com a realidade competitiva do futebol de alto nível. A sobrevivência das equipes está diretamente relacionada com seu poder de capital, pois, a manutenção da sua presença nos principais torneios, depende cada vez mais de sólida estrutura, patrimonial e administrativa, investimentos em atletas e parcerias com instituições financiadoras. Identificando este fato, a pergunta a ser respondida nesta pesquisa é: como se deu o desenvolvimento do profissionalismo do futebol no Clube Atlético Paranaense, desde a
eleição do atual grupo gestor, ocorrida em 1995? Observa-se neste clube, a partir da segunda metade da década de noventa, o início de um processo de modernização, que incluiu um novo estádio, um centro de treinamentos de última geração e uma estratégia de marketing que envolveu, entre outras medidas, a reestilização de seu uniforme e seu escudo. Decidiu-se delimitar a pesquisa à gestão do Clube Atlético Paranaense porque este clube faz parte da chamada elite do futebol (é filiado do Clube dos Treze e participa da primeira divisão do campeonato brasileiro), abrangendo grande parte dos torcedores do estado do Paraná, consequentemente, influenciando uma quantidade considerável de consumidores e gerando um campo atrativo para a mercantilização de sua imagem e de seus produtos. Espera-se com esta pesquisa, a partir da situação do Clube Atlético Paranaense, fornecer subsídios para uma análise das atividades das equipes do futebol brasileiro, diante das grandes transformações que vêm ocorrendo na gestão deste esporte.