Resumo

Introdução: Em esporte alto rendimento amador, para os atletas que o praticam e estão em busca de resultados como vitória, a procura por profissionais especializados para atingir seu melhor desempenho, torna-se essencial. A Psicologia do Esporte faz parte na preparação de atletas e equipes, levando em consideração suas implicações biológicas, sociais, culturais, entre outros, que influenciam diretamente suas motivações, relações interpessoais e bem-estar dentro e fora do ambiente esportivo. Objetivos: Verificar as percepções do Trabalho de Psicologia do Esporte identificando motivação, comunicação, liderança e trabalho em grupo de uma equipe feminina de handebol, estudantes de medicina, participantes de campeonatos universitários. Método: Realizou-se um estudo descritivo, qualiquantitativo, de uma intervenção do Trabalho de Psicologia do Esporte, a partir de registros de diário de campo, questionários de caracterização das participantes objetivos e metas dentro do handebol e motivos que a mantém à Prática do handebol e grupo focal. Foi realizada análise temática considerando motivação, comunicação, liderança e trabalho em grupo. Resultados: Participaram da intervenção e do estudo 26 atletas, estudantes do 1º ao 6º ano do curso de medicina. A efetividade do Trabalho de Psicologia do Esporte teve resultados confluentes sobre motivação, comunicação e trabalho em grupo. Em relação a liderança, o trabalho não foi efetivo, influenciado pela cultura universitária. Conclusões: O Trabalho de Psicologia do Esporte, mostrou-se eficiente para essa equipe universitária de alto rendimento amadora e apontando a necessidade de se considerar os aspectos estruturais, culturais, sociais e tradições, do ambiente que está inserida. Há necessidade de outros estudos nessa direção, com vistas a contemplar o esporte e modificar aspectos universitários

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