Percepções Docentes a Partir de Uma Intervenção Pedagógica Esportiva
Por Patrícia da Rosa Louzada da Silva (Autor), Patricia Machado da Silva (Autor), Vivian Hernandez Botelho (Autor), Franciéle da Silva Ribeiro (Autor), Eraldo dos Santos Pinheiro (Autor).
Resumo
OBJETIVO: O estudo buscou verificar a percepção das professoras do currículo de uma escola pública da rede estadual de Pelotas (RS) sobre o desempenho motor, cognitivo e comportamental das suas turmas, a partir da intervenção pedagógica do projeto de extensão Jogando para Aprender (JPA).
MÉTODOS: Participaram da pesquisa duas professoras, responsáveis pelo primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. Para a coleta das informações foram utilizadas entrevistas do tipo semiestruturada, aplicadas antes e após a realização da intervenção. Para analisar as informações nos aproximamos da técnica de Bardin, realizando a análise de maneira cronológica.
RESULTADOS: A percepção da evolução dos alunos, os quais passaram a ser mais organizados, cooperativos e menos agressivos.
CONCLUSÃO: A investigação se mostrou importante, tanto porque possibilita a aquisição de informações pertinentes a futuras intervenções, como também expressa uma relação positiva da ampliação de vivências motoras com aspectos comportamentais dos alunos participantes.
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