Percepções dos Estudantes do Ensino Médio Sobre os Conhecimentos Aprendidos nas Aulas de Educação Física Escolar
Por Jadeh de Moura Vieira Bastos (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi compreender as percepções dos estudantes do Ensino Médio que participaram de aulas de Educação Física sobre os conhecimentos que aprenderam durante as aulas desse componente curricular. Para tanto, foi utilizado narrativas escritas de quatro estudantes do Instituto Federal de São Paulo. Os resultados foram interpretados pela análise de conteúdo. Os discentes vivenciaram os gestos das práticas corporais de diferentes culturas, debateram e analisaram os aspectos sociais, econômicos, políticos e históricos relacionados com as manifestações da cultura corporal e refletiram sobre a relação entre a atividade física, a saúde e a qualidade de vida.
REFERÊNCIAS
ALENCAR FILHO, Antonio. A cultura corporal afro e afro-brasileira como identidade cultural: no Instituto Federal do Pará – campus Tucuruí. In: SARMENTO, Maria do Perpétuo Socorro. Experiências de intervenção pedagógica na Educação Física Escolar. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018. p. 17-38.
ALVES, Luana Tavares de Oliveira et al. Prática pedagógica inovadora nas aulas de Educação Física Escolar: percepções de estudantes e de um professor. Biomotriz. v. 12, n. 2, p. 81-101, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3ª ed. Lisboa, Edições 70, 2016.
BRACHT, Valter. A Educação Física Escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser. Ijuí: Unijuí, 2019.
BRACHT, Valter; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Educação Física Escolar. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Dicionário Crítico da Educação Física. 3ª ed. Ijuí: Unijuí, 2014. p. 241-247.
BARRA, Andréa de Oliveira. Compartilhando Experiências nas aulas de Educação Física no CEFET – Campus Nepomuceno. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira. Educação Física Escolar no Ensino Médio: a prática pedagógica em evidência 2. Curitiba: CRV, 2018. p. 147-158.
DINIZ, Irlla Karla dos Santos. Dança nas aulas de Educação Física: dando voz ao corpo no IFSP – Capivari. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira. Educação Física Escolar no Ensino Médio: a prática pedagógica em evidência 2. Curitiba: CRV, 2018. p. 133-146.
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Projeto societário, ensino médio integrado e educação profissional: o paradoxo da falta e sobra de jovens qualificados. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: LPP-UERJ, 2018. p. 41-62.
GIL, A ntônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUARINON, Poliani Claro. Representações sociais e o currículo da Educação Física: com a palavra os alunos. Dissertação (mestrado). São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, 2016.
MALDONADO, Daniel Teixeira; NEIRA, Marcos Garcia. Didática(s) da educação física escolar: colocando em evidência histórias que não se contam. Anais do II Encontro Pensando a Educação Física Escolar. Minas Gerais: IFMG e UFMG, v. 1. p. 70-78, 2019.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensões. Revista Brasileira de Educação, n. 18, p. 65-81, 2001.
OLIVEIRA, Fernando Dias; MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação Física Escolar no Ensino Médio: estímulo ao pensamento crítico e à formação da cidadania dos estudantes. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Escolar brasileira. Curitiba: CRV, 2018. p. 265-280.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15-40, 2010.
OLIVEIRA JÚNIOR, Jorge Luiz. Significações sobre o currículo cultural da Educação Física: cenas de uma escola municipal paulistana. Dissertação (mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2017.
SÁ, Kátia Regina. Currículo do Ensino Médio integrado do IFMG: a partitura, a polifonia e os solos da Educação Física. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2019.
SILVA, Adriano Gonçalves. Trekking como conteúdo da Educação Física no Ensino Médio: diálogos entre cultura, educação e meio ambiente. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Educação Física Escolar no Ensino Médio: a prática pedagógica em evidência. Curitiba: CRV, 2018. p. 143-157.
SILVA, Bruna Saurin; SOUZA, Ana Cláudia Ferreira; MARTINS, Mariana Zuaneti. Desafiando o abismo tradicional: uma aproximação entre práticas inovadoras e o modelo de educação esportiva no âmbito da educação Física Escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 2019. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2019.04.003.
SILVA, Lisandra de Oliveira; DIEHL, Vera Regina Oliveira. Da construção dos procedimentos metodológicos à produção de conhecimento: compartilhando experiências a partir da narrativa escrita. In: MOLINA NETO, Vicente; BOSSLE, Fabiano. O ofício de ensinar e pesquisar na Educação Física Escolar. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 94-122.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
TAVARES, Marie Luce. Se ela dança, eu... e quem mais dança? – a dança como conteúdo da Educação Física e o convite à discussão de gênero. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Educação Física Escolar no Ensino Médio: a prática pedagógica em evidência. Curitiba: CRV, 2018. p. 213-230.