Percepções e benefícios do alongamento estático e dinâmico em bailarinos: aspectos qualitativos e quantitativos
Por Gaetano Raiola (Autor), Sara Aliberti (Autor), Giovanni Esposito (Autor), Gaetano Altavilla (Autor), Francesca D’Elia (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
O presente estudo investigou os efeitos benéficos induzidos em bailarinos pelos dois tipos de protocolo de alongamento: alongamento estático e dinâmico, a fim de elevar ao mais alto nível a estética das figuras e posições corporais. Os sujeitos foram 20 jovens bailarinas divididas em dois grupos: Grupo DS (n=10), que realizou alongamento dinâmico, e Grupo SS (n=10), alongamento estático, ambos durante seis meses. Uma pesquisa, com o objetivo de avaliar as percepções sobre os benefícios induzidos pelo tipo de alongamento realizado, e um Teste de Sentar e Alcançar foram aplicados aos bailarinos para avaliar aspectos qualitativos e quantitativos da flexibilidade. Foi realizado um teste t de amostras independentes para avaliar as diferenças de flexibilidade entre os grupos DS e SS antes e após seis meses, e um teste exato de Fisher para analisar suas percepções sobre os benefícios induzidos por dois protocolos de treinamento. O resultado foi estatisticamente significativo após seis meses e foram encontradas quatro associações (P<0,05). O alongamento dinâmico trouxe maiores benefícios tanto qualitativa quanto quantitativamente. A partir dos resultados do estudo foi possível afirmar que os bailarinos em termos de benefícios induzidos e satisfação com o resultado de desempenho alcançado, preferiram o alongamento dinâmico.