Integra

introdução:

a composição corporal refere-se à proporção entre os diferentes componentes e a massa corporal total expressa pelas porcentagens de gordura e de massa magra. as quantidades dos diferentes componentes corporais, principalmente gordura e massa muscular, apresentam estreita relação com a aptidão física, relacionada tanto com a saúde quanto com o desempenho esportivo. a quantificação e a distribuição de gordura podem ser determinadas por meio de diversas técnicas, dentre as quais estão as técnicas antropométricas. o propósito deste estudo foi o de comparar o percentual de gordura de 24 atletas entre 24 e 38 anos do sexo masculino, pertencentes à modalidade de voleibol de praia em fortaleza/ceará, que participam do campeonato brasileiro.

metodologia:

para a determinação da composição corporal foi utilizada uma ficha de avaliação antropométrica, onde foi registrada as seguintes variáveis antropométricas: peso, estatura e as dobras cutâneas do tríceps, bíceps, subescapular, peitoral ou torácica, axilar-média, supra-ilíaca, abdominal, panturrilha medial e coxa. para a coleta de dados utilizou-se a fita métrica, balança digital plena e adipômetro. o protocolo utilizado para a avaliação da composição corporal foi o proposto por jackson & pollock (1978) de sete dobras cutâneas. foi determinado, também, o somatório de nove dobras cutâneas para efeito de comparação. para o tratamento estatístico descritivo utilizou-se o software statistical package for social sciences (spss)

resultados:

os atletas que participaram deste estudo tinham média de idade de 29 anos, com 1,91 m de estatura e há nove anos jogam voleibol de praia em fortaleza. a média de peso dos atletas foi de 86,45 kg. o maior percentual de gordura foi na prega cutânea abdominal, com valor médio de 11,24 mm, seguida pela subscapular, com valor médio de 9,42 mm e da coxa, com 9,40 mm. o somatório total das dobras apresentou um valor mínimo de 45,50 mm e um valor máximo de 94,90 mm, com média de 63,81mm. o valor do percentual de gordura mínimo apresentado foi de 8,07% e o máximo de 14,11%, ficando a média calculada em 10,83%. o valor do percentual ideal teórico para a composição corporal dos sujeitos em estudo ficou na ordem de 14,75%.

conclusões:

a gordura aumenta a qualidade isolante da superfície corporal e retarda a condução de calor para a periferia, prejudicando a evaporação do suor e promovendo um prejuízo na regulação térmica e desempenho físico. utilizando o protocolo de jackson & pollock (1978), os atletas de voleibol de praia apresentaram um percentual médio de gordura atual de 10,83%, bem abaixo do percentual médio de gordura ideal teórico que foi de 14,75%, o que representa um ótimo resultado para a performance destes atletas. comparando o somatório de nove dobras cutâneas dos sujeitos da pesquisa, que apresentou um valor médio de 63,81 mm, com os parâmetros propostos por costa (2001), eles obtiveram uma classificação normal cuja faixa varia de 60,06 mm até 146,15 mm, reforçando o resultado positivo para o desempenho dos atletas para o voleibol de praia de fortaleza, já referido anteriormente.