Perfil de Formação Continuada e Necessidades de Formação de Professores de Educação Física
Por José Henrique (Autor), Carlos Januário (Autor), Francis Anacleto (Autor), Vitor de Souza Naime (Autor), Walter Jacinto Nunes (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O processo de formação continuada deve ser concebido em favor de uma praxis que possibilite aos professores a observação e intervenção mais precisas na realidade educacional. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar e comparar o perfil de formação continuada e necessidades de formação de professores de Educação Física experientes e iniciantes. A pesquisa reuniu 70 professores que responderam ao questionário Inventário de Necessidade e Caracterização de Formação, sendo os dados tratados mediante a estatística descritiva e comparativa. Os resultados indicam a frequência em modalidades de formação mais diretivas, superficiais e pouco problematizadoras do cotidiano educativo. As necessidade de formação dos professores experientes e iniciantes foram coincidentes em três áreas de competências de ensino. Ressalta-se a importância de considerar as necessidades formativas dos professores quando da promoção de ações de formação continuada