Resumo

O objetivo desse estudo é descrever a participação nas aulas de Educação Física de adolescentes escolares, relacionando a mesma com perfil sociodemográfico e nível de atividade física. A amostra foi composta por 59 alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os adolescentes responderam sim ou não à pergunta “participa das aulas de Educação Física”. Os dados foram descritos por distribuição de frequência, tendo sido utilizado o programa SPSS versão 10.0 e o Teste Qui-Quadrado para associação estatística entre variáveis e o valor p com nível de significância 0,05. Dentre os adolescentes, a proporção dos que participam das aulas de Educação Física foi de 54,2% enquanto 45,8% relataram não participar das aulas. A participação nas aulas de Educação Física apresentou associação significativa apenas com a área escolar. Mais da metade dos adolescentes participam das aulas de Educação Física, contudo não em proporção elevada. Assim sendo, políticas educacionais e de promoção à saúde devem ser incentivadas em escolas de área rural e principalmente nas urbana e litorânea.

Acessar Arquivo