Perfis de Alunos em Programas de Formação de Treinadores de Futsal
Por Marcos Xavier de Andrade (Autor), Cesar Vieira Marques Filho (Autor), Rogério da Cunha Voser (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: Os Programas de Formação de Treinadores (PFTs) de Futsal vêm se caracterizando como importantes iniciativas visando contribuir ao desenvolvimento destes profissionais. Objetivo: Mapear e estabelecer paralelos acerca dos perfis de treinadores que cursam PFTs Universitários e de Larga Escala de destaque no Brasil. Metodologia: Recolhemos informações sobre o perfil de treinadores inscritos em um PFT Universitário em nível de pós-graduação (especialização) (PFTu) e um de Larga Escala (federativo) (PFTle) nos últimos três anos, com amostra de 115 e 65 sujeitos, respectivamente. Foram respeitados todos aspectos éticos vinculados às pesquisas com seres humanos. Resultados: Aproximadamente 90% dos alunos são homens em ambos os PFTs. Escolaridade: 56% nível de especialização e 36% com superior completo (PFTu), 63% especialização e 23% superior completo (PFTle). O pico de conclusão da graduação se deu entre os anos de 2014-2021 (PFTu) e 2007-2014 (PFTle). Em ambos, aproximadamente de 50% dos treinadores foi praticante de futsal por mais de 10 anos e menos de 10% não praticaram a modalidade. A maioria competiu (como atleta) em nível estadual e municipal. No PFTu os níveis nacional e internacional foram superiores, com 21% (7% a mais). O tempo médio de atuação como treinador é 12 anos (PFTu) e 10 anos (PFTle). Principais contextos e finalidades de atuação para PFTu e PFTle, respectivamente: Clube (60 e 65%), escola (36 e 55%) e projeto social (23 e 25%); Crianças (66 e 82%), adolescentes (74 e 78%) e adultos (50% ambos); Iniciação (61 e 75%), especialização (44 e 65%) e alto rendimento (47 e 53%). Conclusão: Os PFTs são cursados predominantemente por homens e o grau de escolaridade é elevado. Os grupos são experientes como praticantes e treinadores. Em ambos, os treinadores atuam em diferentes contextos e finalidades concomitantemente. É importante conhecer o perfil dos treinadores para planejamento de um programa formativo.