Periodização, avaliação e monitoramento do treinamento desportivo: síndrome de burnout e o caso da ginástica artistica
Por Daniel Alvarez Pires (Autor), Cleberson Tavolone Batista (Autor).
Parte de (Des)encontro de gêneros na ginástica: corpo, educação, formação profissional e esporte . páginas 311 - 333
Resumo
O termo treinamento é empregado nos mais diferentes segmentos da sociedade moderna, com significado de exercícios que aperfeiçoam e melhoram o estado atual de desempenho em determinada área. Quando se refere às atividades esportivas têm-se várias definições que tentam abranger o segmento do esporte de competição ou não (BARBANTI, 1979). O mesmo autor define treinamento no segmento do esporte como um processo sistemático de movimentos, com base em princípios científicos, que produzem reflexos de adaptação morfológica e funcional no organismo, objetivando aumentar o desempenho num determinado espaço de tempo do esportista. Já o termo “Periodização” refere-se a métodos específicos de manifestação de variáveis do treinamento, que garantem a variação sistemática do volume e intensidade das cargas aplicadas (FRANKEL e KRAVITZ, 2000). Segundo Matveev (1977), a ideia de estruturar o treinamento esportivo em períodos não é nova, e remonta à Grécia Antiga. No entanto, foi somente a partir do início do século XX que surgiram as primeiras propostas sistemáticas de um treinamento esportivo ininterrupto e dividido em ciclos.