Perspectiva integral de Mindfulness na Educação Física
Por Diogo Silveira Heredia y Antunes (Autor), Andreia Mendes dos Santos (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 30, n 325, 2025.
Resumo
A intenção deste texto, de caráter ensaístico, é explorar o conceito de mindfulness e sua interface com o campo da educação física e uma perspectiva integral de desenvolvimento humano. A metodologia desenvolvida envolveu uma busca não sistemática na literatura, integrada com inspirações da pesquisa autobiográfica. Inicialmente, o texto apresenta o mindfulness como um estado mental e ao mesmo tempo como uma abordagem dentro do campo das práticas meditativas. Ressalta que a prática de mindfulness é interdisciplinar e tem potencial para enriquecer o trabalho de profissionais de educação física, ao integrar corpo e mente em um processo de desenvolvimento humano integral. A conclusão enfatiza que a educação física, ao adotar práticas de mindfulness, pode oferecer uma visão integral que atende às demandas por uma formação mais completa e focada no bem-estar pessoal e coletivo. Assim, propõe-se uma maior inclusão do mindfulness no campo da educação física, de modo a fortalecer a formação de profissionais mais aptos a promover a saúde integral dos indivíduos e comunidades.
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