Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a formação profissional em educação física de treinadores desde o seu início e quais as perspectivas de formação e carreira. Os participantes do estudo foram treinadores brasileiros medalhados em Jogos Paralímpicos de verão em atletismo e natação. Participaram 14 treinadores, sendo nove da natação e cinco do atletismo, todos do gênero masculino, formados em educação física, sendo dez com especialização, com idades entre 28 a 54 anos e tempo no cargo de 1 a 31 anos. A abordagem de pesquisa utilizada foi qualitativa, e o método de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O estudo evidenciou que a formação profissional em educação física dos treinadores em relação aos esportes paralímpicos foi precária para a maioria e, adequada para uma minoria. Apenas três treinadores apresentaram motivações intrínsecas de escolha intencional para trabalhar no esporte paralímpico, ao passo que os demais ingressaram ocasionalmente. Embora as percepções dos treinadores tenham valorizado a capacitação formal da academia paralímpica brasileira, um avanço à capacitação de treinadores, é ainda muito recente e restrita ao Comitê Paralímpico Brasileiro, não conveniada e/ou disseminada nas universidades, e carece de estudos de como essas capacitações impactam o desenvolvimento dos treinadores em suas carreiras. Quanto às perspectivas de carreira, os treinadores consideraram promissoras, muito embora não há ainda no esporte de alto rendimento, convencional ou paralímpico brasileiros, um plano de carreira com critérios e estruturação definidos

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