Perspectivas para o letramento corporal nas aulas de educação física do ensino médio: uma análise preliminar
Por Alessandro Barreta Garcia (Autor), Aylton Figueira Junior (Autor), Wilian De Jesus Santana (Autor), Carlos Eduardo Rosa Da Silva (Autor), Leonardo Lima (Autor), Rui Anderson Costa Monteiro (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
O letramento corporal (LC) é o termo destinado ao entendimento da confiança, a competência, o conhecimento e a compreensão do movimento humano e a atividade física relacionada à saúde. O domínio destes saberes são potencialmente desenvolvidos em idade escolar com estratégias inter e multidisciplinares, tendo a Educação Física Escolar (EFE) forte protagonismo neste processo. Dessa maneira, espera-se que a promoção da saúde de crianças e adolescentes ocorra em função do aumento dos fatores de risco nesta idade e suas consequências mais precoces, como o desenvolvimento das doenças crônicas na relação futura de morbimortalidade. PROBLEMA: Neste sentido, quais seriam os indicadores da percepção de adolescentes sobre o letramento na perspectiva da EFE? Assim, o objetivo do presente estudo foi identificar os indicadores da percepção dos adolescentes de ambos os sexos, Ensino Médio do Estado de São Paulo, a luz do LC. MÉTODOS: Tratou-se de um estudo piloto transversal, descritivo em amostra de 10 adolescentes (9 do sexo feminino e 1 do sexo masculino) realizado entre 12 a 18-08-2020. RESULTADOS/DICUSSÃO: Os resultados demonstram percepção positiva das aulas de EFE, confirmando a tendência (WHITEHEAD, 2019) do LC nas aulas (100% dos sujeitos apontaram existir benefícios corporais na EFE). Assim, discutir sobre saúde em âmbito da EFE parece ser importante frente ao alto nível de inatividade física e doenças hipocinéticas, desde a adolescência e fase adulta.