Resumo

O presente trabalhotrata de refletir sobrea Pesquisa Narrativa na área da Educação Física(EF) e apresentar como utilizamos essa metodologia em uma pesquisa realizada entre os anos de 2008 e 2012 na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre(RMEPA), com 6 docentes de EFe 12 estudantes (8 meninas e 4 meninos)do nono ano do Ensino Fundamental de 2 escolas municipais. A pesquisa foi orientada pelo seguinte problema de conhecimento: Na atualidade, quais sentidos são conferidos à escola e à EFpeloprofessorado dessa área de conhecimento e pelos estudantes do Ensino Fundamental da RMEPA?O objetivo da investigação consistiu em compreender os sentidos da escola na atualidade e da EFEscolar a partir das narrativas e dos significados conferidos por docentese estudantes.Assim, servindo-nosde observações participantes, de registros em diário de campo, de entrevistas e de análise de documentos–como opções teórico-metodológicas–realizamos um trabalho de campo de 24 meses, entre os anos de 2010 e 2012, em 2 escolas da RMEPA. Apartir das narrativas de docentes e de estudantes, foi possível construir as seguintes categorias analítico-interpretativas: (1) Escola e as relações com o conhecimento; (2) Escola e EF; (3) Escola e os desafios vividos pelos colaboradores no seu cotidiano na atualidade, (4) Escola, mudanças e projetos; e (5) Pensar o sentido da escola é pensar o sentido da vida.