Pesquisas com Crianças na Educação Infantil: Diálogos Interdisciplinares Para Produção de Conhecimentos
Por André da Silva Mello (Autor), Bethania Alves Costa Zandominegue (Autor), Aline de Oliveira Vieira (Autor), Angélica Caetano da Silva (Autor), Lívia Caravalho de Assis (Autor), Raquel Firmino Magalhães Barbosa (Autor), Rodrigo Lema Del Rio Martins (Autor).
Em Motrivivência v. 27, n 45, 2015. Da página 28 a 43
Resumo
Este ensaio discute possibilidades teóricas e metodológicas para a construção de conhecimentos centrados no protagonismo infantil. Para tanto, estabelece um diálogo interdisciplinar entre a Sociologia da Infância e os Estudos com o Cotidiano. Em um primeiro momento, apresenta os principais pressupostos que fundamentam esses dois campos e, posteriormente, analisa pesquisas da Educação Física com a Educação Infantil que operaram com conceitos provenientes desses referenciais. Os entrecruzamentos desses dois campos do conhecimento forneceram suportes para a produção de fontes com as crianças e sinalizaram que os instrumentos convencionais de pesquisa são insuficientes para compreender o protagonismo infantil e suas produções culturais.