PIBID e Vivência do Atletismo em Uma Escola Municipal de Natal/RN
Por Ana Beatriz Medeiros Melo (Autor), Francisco Evanoel Nunes do Nascimento (Autor), Hudson Lucas Silvestre Cabral dos Santos (Autor), Klécio Ruan Dantas do Nascimento (Autor), Oséias Lucas de Oliveira Silva (Autor), Luciano Bezerra da Silva (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A inserção do atletismo nas aulas de Educação Física (EF), mesmo sendo conteúdo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é ignorado na maioria das escolas, seja por fatores pedagógicos, instrumentais ou espaciais. Estando intimamente relacionado à abordagem pedagógica do movimento, a sua realização e ressignificação perante a realidade escolar propicia o enriquecimento prático-pedagógico e socioeducativo da EF. Através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e da ação promovida na Escola Municipal Prefeito Mário Eugênio Lira, no bairro Dix-Sept Rosado, Zona Oeste de Natal/RN, pode-se vivenciar o atletismo durante as aulas de EF do Ensino Fundamental I, propondo aos alunos bolsistas e o professor, construir e aprimorar o modo de pensar, elaborar e executar as atividades.