Planejar é Preciso? Um Estudo a Partir do Discurso dos Envolvidos
Por Karina Luperini (Autor), Roberta Cortez Gaio (Autor), Regina Simões (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo discutir o planejamento pedagógico dos
professores de Educação Física que ministram aulas nas escolas particulares
do Ensino Fundamental na cidade de Piracicaba. O diálogo entre o grupo
de pesquisadores e os professores objetivou buscar pontos de convergência
e divergência entre o fazer e o compreender no cotidiano escolar, na
perspectiva do planejamento pedagógico. Optou-se por realizar uma
pesquisa bibliográfica buscando os conceitos de Educação Física, passando
p e l a s mu d a n ç a s d e p a ra d i gma s p re s e n t e s n a c o n t emp o ra n e i d a d e,
c u l m i n a n d o c o m u m a re fl ex ã o s o b re E d u c a ç ã o F í s i c a E s c o l a r.
Completando, realizou-se uma pesquisa de campo, denominada, segundo
RUDIO (2003), como pesquisa descritiva, com o objetivo de verificar como
os professores identificam o processo de planejar, e também, uma pesquisa
documental, com o propósito de verificar os planejamentos elaborados
pelos docentes. Os docentes receberam um questionário para identificar
sua opinião sobre o ato de planejar, bem como entregaram os planejamentos
pedagógicos. As respostas indicaram que dos 14 professores das 8 escolas
investigadas, 13 assumiram ser o planejamento pedagógico um documento
importante e necessário para a realização das aulas de Educação Física e 1
não devolveu o questionário. Ao compararmos as respostas dos referidos
docentes com os planejamentos adquiridos, vemos que o quadro se altera,
pois somente 1 escola possui um planejamento para cada série do Ensino
Fundamental; 4 escolas possuem 1 planejamento para cada duas séries,
sendo 1 para 5ª e 6ª e outro para 7ª e 8ª; 1 escola possui 1 planejamento
para todas as séries e 2 escolas não têm planejamento. Com esse resultado
percebemos que os professores consideram a necessidade de planejar,
p o r ém a s a ç õ e s d o s d ive rs o s p ro fi s s i o n a i s n ã o ex p l i c i t a ram e s s a
conscientização. Assim, há necessidade de se abrir um espaço de discussão
no interior das Universidades sobre o papel da Educação Física na Educação
Escolar, tendo como referência os resultados de investigações, ressaltando
a importância do planejar para que os objetivos possam ser alcançados e as
crianças possam ser atendidas conforme suas necessidades de movimentos.