Resumo

Esta pesquisa procura analisar e descrever os processos de produção, transmissão e recepção da poesia oral da capoeira. Neste caso, a forma de transmissão do poema oral é a performance. Partindo dessa ideia, procuramos analisar as performances poéticas de mestres e capoeiristas na roda de capoeira angola, no intuito de compreender os tipos de performances existentes, as técnicas e particularidades de cada performance, a relação entre intérprete, texto (cantigas) e espectador. Compreendendo a capoeira como uma manifestação híbrida que reúne a luta, o jogo, o rito, a dança, música, teatro, som e imagem, identificamos que há várias performances acontecendo simultaneamente na roda de capoeira: performance do jogo ou física, performance na bateria musical, performance do intérprete e a performance do espectador. Todas estas performances contribuem para o surgimento de uma poética visual, sonora, verbal e corpórea, gerando assim o dinamismo, a pluralidade e a complexidade do jogo da capoeira. Para realização deste trabalho, nos apoiamos em pesquisa bibliográfica realizada no Brasil e na França, além de pesquisa de campo em que realizamos visitas e observações participantes em rodas de capoeira no Brasil e na Europa, principalmente, nas cidades de São Luís (MA) e Paris (FR). Nessas cidades vivem mestre Patinho e professor Fubuia, personagens a serem analisados nesta pesquisa como performers e poetas orais. As performances de mestre Patinho estão completamente ligadas à regência e direção da roda, exercendo assim os papéis de poeta, mestre, maestro e diretor da roda de capoeira. Quanto ao professor Fubuia, sua performance está voltada para organização da roda e ao improviso e descontração durante sua execução, sendo que seus alunos são, em sua maioria, franceses que não conhecem a língua portuguesa e a cultura brasileira com propriedade, mas que conseguem rapidamente apreender os significados das cantigas de capoeira.

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