Poéticas de um corpo atlântico: devires entre a performance negra e a dança inclusiva
Por Rafaela Francisco de Jesus (Autor), Renata de Lima Silva (Autor).
Em IX Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
Este trabalho pretende apresentar a pesquisa de doutorado entitulada “Poéticas de um corpo atlântico: Devires entre a Performance Negra e a Dança Inclusiva”, em andamento. Tal estudo pretende discorrer sobre as relações entre a dança inclusiva e a performance negra, a partir de diálogos pautados entre o Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22 - NUPICC 22 e o Grupo de Dança Diversus. Tal exercício se dará por meio de investigações bibliográficas e conceituais sobre a dança inclusiva, performance negra, feminismos negros, interseccionalidade e deficiências, bem como a partir da trajetórias de artistas/dançarinas negras com deficiência. Fazem parte deste percurso as experiências vivenciadas entre 2018 e 2023, no interior dos projetos Dançando com a Diferença: Arte, Inclusão e Comunidade (2017/2018) que dá origem ao Grupo Diversus (2017-atual) e o projeto Aperfeiçoamento artístico em Dança Inclusiva com o grupo Dançando com a Diferença (2020), este último resultou em uma experiência de intercâmbio da autora com o Grupo Dançando com a Diferença em Portugal. Esse percurso construiu o caminho desta pesquisa que percebe intersecções e lugares de existência outros na performance negra e a dança inclusiva, seja, em trabalhos artísticos, corpos-mulheres-negras e/ou poéticas e trajetórias que afirmam essas relações político e artisticamente. Além disso, busca costurar sentidos com o Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22 (NUPICC 22), espaço de produção de conhecimento decolonial que abriga as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais e Artes da Cena da UFG. Assim, o estudo ensaia o corpo como lugar onde dissolvem as fronteiras do saber, ao anunciar pistas de um processo criativo denominado poéticas de um corpo atlântico.