Resumo

O objetivo é analisar as polí­ticas públicas de gênero na educação no Brasil, na Argentina e no Uruguai e, apresentar o percurso de criação dessas polí­ticas nos três paí­ses, delinear trajetórias comuns e não comuns, conforme suas conjunturas especí­ficas, bem como sua adoção/aplicação/interferência no campo da Educação Fí­sica. Este estudo comparativo, qualitativo, utilizou-se da revisão documental, de documentos oficiais e de matérias publicadas em jornais e sites para a coleta de dados referentes ao último quartel do século XX e primeiro do século XXI. Nas análises, apoiamo-nos em estudos feministas, de gênero e em polí­ticas públicas. Concluí­mos que, embora a Argentina e o Uruguai se tenham antecipado ao Brasil na formulação de legislações para o enfrentamento da discriminação de gênero e sexo, os três paí­ses continuam a enfrentar dificuldades na implementação e efetivação dessas polí­ticas nas duas áreas, especialmente na atualidade, tendo em vista a resistência de setores conservadores.

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