Políticas Públicas de Lazer no Subúrbio Ferroviário: (in) Visibilidade na Dinâmica da Cidade de Salvador

Por: .

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


.Resumo

O presente trabalho é fruto da Dissertação de Mestrado defendida na Linha de Pesquisa – Educação, Gestão e Desenvolvimento Sustentável – do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade do Departamento de Educação – Campus I da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Teve como objeto de estudo as Políticas Públicas de Lazer no município de Salvador e pretendeu conhecer os processos através dos quais elas são elaboradas e implementadas na cidade. Buscou-se, ainda, entender os fundamentos teóricos dessas políticas, os sujeitos políticos que as fazem, como fazem e para quem são feitas. Sob o enfoque das políticas públicas, procurou-se identificar/desvelar os projetos e planos executados no âmbito do lazer na região periférica da cidade – denominada Subúrbio Ferroviário – para, a partir de um olhar centrado no bairro de Plataforma, discutir o papel do poder público municipal na construção de programas democráticos capazes de atender com planejamento estratégico, distribuição e redistribuição dos recursos, abertura de espaços à participação do cidadão, às demandas da comunidade local. Considerando o caráter multidisciplinar do objeto e o desafio de entender as políticas públicas de lazer no subúrbio de Salvador num enfoque não-linear, orientou-se a pesquisa por um caminho que exigiu sua contextualização e construção numa abordagem qualitativa de pesquisa, que utilizou como instrumentos de coleta de dados: levantamentos documentais, observações e entrevistas com dirigentes de órgãos oficiais e representantes de entidades populares. Os resultados obtidos expressam parte da realidade desta problemática na cidade de Salvador e apontam para necessidade da construção de novos programas de ação.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.