Resumo

Este trabalho tem como temática as políticas públicas do esporte no que tange a questão da equidade de gênero, algo bastante evidente e com extrema importância, a inclusão social. Os gêneros masculino e feminino foram construídos a partir do que foi convencionado como comportamentos aceitos e tipificados culturalmente. Com isso, como as políticas públicas podem contribuir para a equidade de gênero no esporte? Para responder esta pergunta, faz-se necessário analisar as desigualdades de gênero na atualidade, identificando os preconceitos estabelecidos na sociedade e demonstrar as políticas públicas de gênero em relação ao esporte. Com esta finalidade, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa seguida de uma análise comparativa. Encontramos essa temática a partir de livros e artigos. Diante dos resultados, apesar do aumento da participação feminina na esfera esportiva, a diferença de oportunidades, incentivos e reconhecimento em comparação ao gênero masculino ainda é considerável. Esta discrepância tem relação com fatores culturais e sociais, principalmente na forma como o gênero feminino é socialmente enxergado e as limitações que essa projeção impõe aos pertencentes desse gênero nas mais diversas esferas sociais. A partir dessa perspectiva temos como políticas públicas de esporte, a lei 5267/20 que cria o programa de igualdade de gênero no desporto. Políticas como esta são imprescindíveis para que se possa alcançar um cenário de maior equidade entre os gêneros. Como é previsto na Constituição Federal de 1988, é dever de todos o acesso ao esporte e ao lazer, sendo fundamental na democratização, possibilitando também a intervenção do Estado na resolução de problemas. GOELLNER, SILVANA VILODRE. Políticas públicas inclusivas: educando para a equidade de gênero no esporte e no lazer. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2011. Disponível em: GOELLNER (cbce.org.br)

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