Pontos de Corte Para a Aptidão Cardiorrespiratória e a Triagem de Fatores de Risco Para Doenças Cardiovasculares na Infância
Por Mauren Lúcia de Araújo Bergmann (Autor), Gabriel Gustavo Bergmann (Autor), Adroaldo Cezar Araujo Gaya (Autor), Ricardo Halpern (Autor), Ricardo Rodrigo Rech (Autor), Cristine Boom Constanzi (Autor), Lidiane Requia Alli (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 16, n 5, 2010. Da página 339 a 343
Resumo
O principal objetivo deste estudo foi analisar a validade e propor novos pontos de corte para aptidão cardiorrespiratória de escolares de sete a 12 anos de idade. A amostra foi constituída por 1.413 escolares. A aptidão cardiorrespiratória foi medida através do teste de corrida/caminhada de nove minutos. O colesterol total e as pressões arterial sistólica e diastólica foram medidas e através delas foram criadas referências de fatores de risco para doenças cardiovasculares. Através da curva receiver operating characteristic entre a aptidão cardiorrespiratória e as referências de fatores de risco para doenças cardiovasculares foram identificados os valores dos pontos de corte. Adicionalmente foi utilizada a análise bivariada seguida do cálculo de razão de chances (odds ratio-OR) para identificar quanto os indivíduos que não atenderam os pontos de corte propostos tinham a mais de chance de apresentar fatores de risco para doenças cardiovasculares. Os resultados indicaram que, dentre as propostas analisadas, a que foi sugerida neste estudo apresentou melhores ajustamentos entre sensibilidade e especificidade. Os resultados da análise bivariada mostraram que indivíduos que não atenderam os pontos de corte propostos têm maiores chances de apresentarem fatores de risco para doenças cardiovasculares.