Resumo

Introdução: Num cenário de pandemia, com medidas de isolamento social e restrições sanitárias, para o Sesc, alcançar o público com ações esportivas tornou-se um grande desafio. Nossa inquietação, enquanto programadores e educadoras do Sesc Pompeia, consistia em como poderíamos usufruir deste período para instrumentalizar meninas e mulheres para a prática esportiva, viabilizando acesso democrático e promovendo seu desenvolvimento integral. Objetivo: Provocar reflexões sobre o espaço das mulheres no esporte, as convenções sociais e os fatores extrínsecos e intrínsecos que ainda afastam meninas e mulheres do esporte. Sendo o Sesc uma instituição que busca democratizar e difundir o acesso ao esporte, cultura e lazer, neste projeto, buscamos oferecer ferramentas que pudessem facilitar a futura prática esportiva feminina dentro das quadras, através de conteúdos teóricos e práticos que pudessem ser consumidos no período de isolamento e também posterior a ele. Desenvolvimento: Promovemos quatro bate-papos transmitidos pelo Youtube do Sesc Pompeia com ênfase em modalidades esportivas que consideramos predominantemente masculinas (futebol, esportes ao ar livre, basquete e lutas) com a participação de mulheres representativas nas modalidades, como atletas, jornalistas, acadêmicas, integrantes de coletivos femininos. Paralelamente, elaboramos minisséries virtuais, veiculadas pelo Instagram do Sesc Pompeia, com o intuito de ensinar fundamentos básicos das modalidades abordadas e dar dicas relativas ao universo feminino para as iniciantes e, finalmente, conversas ao vivo, também no Instagram, abordando temas transversais relevantes (carreira profissional, comunicação não violenta, antropologia, neurociência). Sugestões: No momento em que nos encontrávamos, as ações virtuais eram a única ferramenta disponível para a difusão do esporte de meninas e mulheres. Buscamos uma sensibilização do público-alvo para, posteriormente, implementarmos ações práticas presenciais como legado e que pudessem validar e legitimar a relevância dos temas abordados. O material produzido pelo projeto é atemporal e formativo, podendo ser reproduzido em contextos de projetos que tenham objetivo comum ao nosso.

Acessar