Por um currículo de letramento corporal nas aulas de Educação Física escolar
Por Alessandro Barreta Garcia (Autor), Luis Carlos de Oliveira (Autor), Leonardo Emmnanuel de Medeiros Lima (Autor), Rui Anderson Costa Monteiro (Autor), Monik Pereira de Siqueira (Autor), Aylton Figueira Junior (Autor).
Parte de Entendendo os temas emergentes em treinamento, atividade física e saúde . páginas 30 - 40
Resumo
Em virtude da incidência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT`s)1 , a exemplo dos diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade além dos fatores de risco: tabaco, má alimentação, inatividade física e consumo de álcool (BEZERRA et al., 2018), a sociedade tem experienciado considerável diminuição na qualidade de vida e frequentado cada vez mais os ambientes hospitalares. Tal cenário acentuou-se principalmente em relação à passagem da sociedade pré-industrial para pós-industrial. Tal circunstância nos tem colocado diante de milhares de crianças e adolescentes que estão adoecendo por conta de comportamentos inadequados, isto é, maus hábitos a partir de uma vida sedentária a promover comorbidades. Nesta direção, esse cenário nos leva a acreditar que programas de intervenção voltados à prática de exercícios físicos e ao controle de comportamentos indesejados podem contribuir na prevenção e controle das DCNT`s.