Resumo

As Lutas/Artes Marciais são manifestações da cultura corporal e se inserem como temáticas fundamentais para o trabalho com a Educação Física no ambiente escolar. No entanto, muitos(as) professores(as) não tematizam esse conteúdo em suas aulas por diversas razões, utilizando-se de diferentes argumentos como falta de conhecimento ou medo dos(as) estudantes tornarem-se violentos. Para que essa tematização ocorra é preciso pensar em metodologias que, intencionalmente, possam transformá-la em potência educacional para crianças e jovens, além de quebrar esses paradigmas que associam as Lutas/Artes Marciais com a violência. Com base nos referenciais teóricos de Paulo Freire, é interesse particular problematizar: um curso de formação sobre o ensino de Lutas/Artes Marciais pode influenciar nas reflexões sobre a prática pedagógica do(a) professor(a)? Como trabalhar com as Lutas/Artes Marciais nas aulas de Educação Física escolar, refletindo criticamente quanto a um processo de educação libertadora embasado na pedagogia freireana? Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho foi analisar as influências de um curso de formação para professores(as) de Educação Física escolar sobre as Lutas/Artes Marciais pautada na pedagogia freireana. E mais especificamente, compreender a influência de uma proposta de formação nas reflexões sobre a prática pedagógica do(a) professor(a), no sentido de questionamentos e reflexões sobre temas e conteúdos desenvolvidos na inserção de elementos em sua prática pedagógica. A pesquisa se desenvolveu em abordagem qualitativa, uma pesquisa-formação envolvendo a construção e o desenvolvimento de um curso de formação para professores(as) de Educação Física escolar e a análise desse curso por meio de registros dos encontros e entrevistas com os(as) professores(as) participantes. Os dados são apresentados de modo descritivo, e foram interpretados a partir da "triangulação" das diferentes fontes. Os resultados nos apresentam que os(as) professores(as) mostram certa angústia em relação a desenvolver metodologias que ampliem o protagonismo dos(as) educandos(as) e colocam em risco os planejamentos prévios, chegando a dialogar sobre essa ser uma possível "pedagogia do caos". Os encontros e as entrevistas com os professores e professoras também levantaram questões em relação aos sentidos e significados que os(as) educandos(as) dão à escola, à Educação Física e ao conteúdo Lutas/Artes Marciais, assim como a compreensão da Educação Física e das Lutas/Artes Marciais como linguagem. As falas dos(as) professores(as) durante as entrevistas apresentam a necessidade e a sua ânsia por espaços de discussão sobre suas práticas pedagógicas

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