Resumo

A partir do avanço nos estudos sobre metodologia de ensino-treino dos esportes, que estão presentes dentro da área da pedagogia do esporte, outras metodologias de ensino foram elaboradas com a intenção de diferenciar do modelo analítico (tradicional), que valorizam a técnica pela repetição de movimentos, e também de serem mais bem-sucedidas. As metodologias contemporâneas são, regularmente, voltadas para esportes coletivos, havendo menos propostas para outros esportes, como os de raquete que ainda são, de um modo geral, ensinados através de uma metodologia analítica. Sendo assim, o objetivo deste estudo é propor uma organização comum de conteúdos de ensino-treino para os esportes de raquete. De caráter bibliográfico descritivo-propositivo, na primeira etapa foi realizado um mapeamento sobre as produções científicas acerca dos temas de esportes de raquete e metodologia de ensino dos esportes de raquete, já na etapa seguinte, foi elaborada uma análise dos materiais encontrados e de algumas publicações previamente selecionadas que abordam o tema. Foram encontrados apenas 16 artigos sobre metodologia de ensino-treino nos esportes de raquete e apenas 1 artigo abordava mais de um esporte de raquete. A partir dessas análises foi proposto um modelo próprio de ensino-treino que seja universal aos esportes de raquete, retratando conceitos ofensivos (criar espaços e tentar marcar o ponto), conceitos defensivos (estabelecer espaços e defender de um possível ataque) e um conceito de transição (estabelecer posição) 

Acessar