Portal educação física Joinville e região: a experiência de criação de um espaço para estudo, debate e valorização da educação física no meio digital
Por Marcos Alexandre Martins Ribeiro (Autor), Geovah Guilherme De Moura (Autor), Ruan Feliphe Maresana (Autor), Thiago Camargo (Autor), Diogo Berndt (Autor), Patrícia Esther (Autor), Fendrich Magri (Autor).
Parte de Boas práticas na educação física catarinense 2017-Edição Especial . páginas 79
Resumo
Vive-se hoje em uma era de inclusão digital, na qual a informação chega cada vez mais rápido (MOURA; MAGRI, 2016). Nesta era, surge um novo contexto: o contexto da velocidade e da diversificação dos meios pelos quais as informações são disponibilizadas a todos. O principal agente deste processo é a internet, que a cada ano recebe milhões de novos usuários. Segundo dados do relatório sobre o acesso global à internet (NEWSROOM, 2015), em 2015 a rede mundial de computadores passou a ter 3,2 bilhões de usuários ao redor do mundo, superando o número de 2,9 bilhões de 2014. Segundo Takai (2012), a internet é um local no qual as pessoas podem criar espaços de interesses afins, com a capacidade de apresentar novas visões de mundo aos leitores e também incentivar reflexões. Além disso, ela vem se destacando por ser um espaço no qual todos podem manifestar suas opiniões, compartilhar ideias, pesquisar e debater. Nesse sentido, se constitui como um lugar democrático, pois qualquer pessoa tem a possibilidade de consultar o que está disponibilizado online e também publicar. No entanto, por ter esta característica de construção coletiva, é necessário um olhar crítico sobre tudo o que está compartilhado.