Possibilidades de Inserção da Cultura Popular da Região Norte do Brasil em Coreografias de Ginástica Para Todos
Por Tailan Ewerk Dantas da Silva (Autor), Tatiana Passos Zylberberg (Autor).
Em Conexões v. 14, n 4, 2016. 28 Páginas. Da página 47 a 75
Resumo
As experiências advindas do envolvimento com a Dança, especificamente a dança popular, e a Ginástica Para Todos (GPT) fizeram emergir uma pesquisa que parte do seguinte questionamento: Quais elementos da cultura popular da região norte brasileira podem estar presentes em coreografias de GPT como forma de difusão desta cultura em festivais nacionais e internacionais? Para tanto, esta pesquisa teve como objetivo geral elencar possibilidades coreográficas com a inserção da cultura popular da região norte do Brasil a partir de entrevistas realizadas com bolsistas do grupo de Dança Popular da Universidade Federal do Ceará - Oré Anacã, que tiveram experiências com manifestações populares na região norte do Brasil. Para interpretação dos dados coletados foi utilizado a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2004) por meio da Análise Temática. Foram apresentadas cinco manifestações culturais do norte do Brasil contendo suas características e possibilidades de inserção em coreografias ginásticas. Nesta pesquisa buscamos tornar a Ginástica Para Todos difusora de nossa cultura de forma inovadora sem perder a autenticidade dos costumes, incentivando os profissionais da área à criação de novas coreografias com uma maior diversidade cultural.
Referências
SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de. Ginástica geral: uma área do conhecimento em Educação Física. 1997. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
AYOUB, Eliana. A ginástica geral na sociedade contemporânea: perspectivas da educação física escolar. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. 2. ed. Campinas: Ed. da Unicamp, 2007.
PAOLIELLO, Elizabeth. A ginástica geral na América do Sul. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA, 7., 2014, Campinas. Ginástica: movendo pessoas, construindo cidadania. Campinas: Ed. da Unicamp/FEF: SESC, 2014.
REIS, L. N. Formulário de ação de extensão. Universidade Federal do Ceará. Ceará: Pró-Reitoria de Extensão, 2011.
SANTOS, José Carlos Eustáquio. Ginástica Para Todos: elaboração de coreografias, organização de festivais. 2. ed. Jundiaí: Fontoura, 2009.
PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
DAOLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
LARA, Larissa Michelle. Corpo, sentido ético-estético e cultura popular. Maringá: Eduem, 2011.
CATENACCI, Vivian. Cultura popular entre a tradição e a transformação. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 2, 2001.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2002.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 7. ed. Lisboa: Edições 70, 2