Resumo

A prática de exercício físico, denominado como uma atividade física regrada e com planejamento, tem a capacidade de desenvolver as habilidades e capacidades físicas e mentais de seus praticantes. Manter hábitos saudáveis é de fundamental importância para quem quer ter uma melhor qualidade de vida. Isso se torna ainda mais necessário quando adentra o espaço escolar, pois é nessa fase de entre ser criança e adolescente que o indivíduo não só construindo seus hábitos, como também formando sua personalidade e caráter. Para isso se faz necessário que o ambiente escolar se torne propício à práticas de atividades, além de conscientização sobre a importância de ter uma vida ativa. Por este motivo, este estudo tem como objetivo analisar as possibilidades dentro da educação física para incentivar uma vida mais ativa e saudável para os estudantes. Nesta pesquisa, buscamos entender através de dois professores, sendo um atuante da rede estadual de pernambuco, e outro na Universidade Federal de Pernambuco, como encontrar estratégias para uma vida mais ativa dos discentes. Ademais, procuramos entender como inserir essas estratégias dentro de escolas que não possuem muitos recursos e quais metodologias poderiam facilitar esse incentivo de vida mais ativa. Este trabalho, de cunho qualitativo, fundamenta-se na abordagem etnometodológica de investigação, a qual se baseia na vivência de dois professores que têm experiência no assunto. Os professores apontaram como possibilidade aulas de conscientização, práticas que se relacionassem com o dia a dia do aluno, a diversificação de práticas saudáveis para que cada indivíduo em sua subjetividade possa se identificar com alguma, adaptações de materiais, buscar ter intencionalidade para com a saúde independente da metodologia e muita criatividade. Com base na análise desses dados, concluímos que através de conscientização e práticas que façam parte do cotidiano do aluno, é possível proporcionar um maior incentivo à vida ativa dos estudantes.

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