Resumo

Os treinadores(as) enfrentam desafios no ensino/treino do futebol como o ajuste de tarefas aos jogadores(as). Logo, se torna complexo criar e ajustar as tarefas de treino ao nível de desempenho dos jogadores e aos conteúdos que pretendem ser enfatizados. Objetivo: Analisar as possibilidades e potencialidades de diferentes jogos de bobinho realizados com jogadores de diferentes idades. Método: Participaram do estudo 28 jogadores de duas categorias (SUB-13; SUB-17), respeitando os procedimentos éticos através do CAEE: 42775521.6.0000.5404. Os jogadores participaram de diferentes bobinhos (Bobinho 01 – dois toques e um bobinho; Bobinho 02 – dois toques e dois bobinhos). Analisamos os indicadores técnico-táticos, como passes, domínio, número de toques na bola, jogadores envolvidos, entre outros. O teste do Qui-quadrado, seguido do cálculo residual de Sharpe (2015) verificou as diferenças entre as ações mais frequentes (possibilidades) nos jogos. A Anova Two-Way, post-hoc Teste de Sidak’s e o tamanho do efeito do Eta Quadrado foram utilizados para identificar e mensurar o tamanho do efeito das diferenças nas potencialidades. O nível de significância foi de 5% e o tratamento estatístico foi realizado no programa GraphPad Prism, versão 8.0. Resultados: O passe e domínio se apresentaram como as principais possibilidades em todos os jogos e categorias (p=0,001), evidenciando o conteúdo de manutenção da posse de bola. Nas potencialidades, não houve diferenças no desempenho entre os jogos na categoria SUB-13. Em contrapartida, os jogadores da categoria SUB-17 foram melhores em quase todos os indicadores no jogo Bobinho01 (p=0,0001). A exceção foi a dinâmica na troca de passes (Jogos: p=0,181; Categoria: p=0,234). No jogo Bobinho02, os jogadores da categoria SUB-17 envolveram mais jogadores (p=0,001). Conclusão: Concluímos que o bobinho enfatiza o mesmo conteúdo em todas as categorias, todavia, o treinador(a) necessita realizar ajustes pedagógicos para potencializar o desempenho e, assim, contribuir com a aprendizagem dos(as) jogadores(as).

Acessar