Possibilidades e Potencialidades Técnico-táticas de Jogos de Bobinho em Jogadores de Diferentes Idades
Por João Bosco Gomes Lima Junior (Autor), Alberto Lobato Góes Júnio (Autor), Ronélia Oliveira Melo Viana (Autor), João Cláudio Braga Pereira Machado (Autor), Alcides José Scaglia (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Os treinadores(as) enfrentam desafios no ensino/treino do futebol como o ajuste de tarefas aos jogadores(as). Logo, se torna complexo criar e ajustar as tarefas de treino ao nível de desempenho dos jogadores e aos conteúdos que pretendem ser enfatizados. Objetivo: Analisar as possibilidades e potencialidades de diferentes jogos de bobinho realizados com jogadores de diferentes idades. Método: Participaram do estudo 28 jogadores de duas categorias (SUB-13; SUB-17), respeitando os procedimentos éticos através do CAEE: 42775521.6.0000.5404. Os jogadores participaram de diferentes bobinhos (Bobinho 01 – dois toques e um bobinho; Bobinho 02 – dois toques e dois bobinhos). Analisamos os indicadores técnico-táticos, como passes, domínio, número de toques na bola, jogadores envolvidos, entre outros. O teste do Qui-quadrado, seguido do cálculo residual de Sharpe (2015) verificou as diferenças entre as ações mais frequentes (possibilidades) nos jogos. A Anova Two-Way, post-hoc Teste de Sidak’s e o tamanho do efeito do Eta Quadrado foram utilizados para identificar e mensurar o tamanho do efeito das diferenças nas potencialidades. O nível de significância foi de 5% e o tratamento estatístico foi realizado no programa GraphPad Prism, versão 8.0. Resultados: O passe e domínio se apresentaram como as principais possibilidades em todos os jogos e categorias (p=0,001), evidenciando o conteúdo de manutenção da posse de bola. Nas potencialidades, não houve diferenças no desempenho entre os jogos na categoria SUB-13. Em contrapartida, os jogadores da categoria SUB-17 foram melhores em quase todos os indicadores no jogo Bobinho01 (p=0,0001). A exceção foi a dinâmica na troca de passes (Jogos: p=0,181; Categoria: p=0,234). No jogo Bobinho02, os jogadores da categoria SUB-17 envolveram mais jogadores (p=0,001). Conclusão: Concluímos que o bobinho enfatiza o mesmo conteúdo em todas as categorias, todavia, o treinador(a) necessita realizar ajustes pedagógicos para potencializar o desempenho e, assim, contribuir com a aprendizagem dos(as) jogadores(as).