Possíveis Contribuições da Psicologia à Pedagogia do Esporte: Aspectos Psicológicos, Pilares da Educação e Desenvolvimento de Treinadores
Por Fernanda Tartalha do Nascimento (Autor), Paula Teixeira Fernandes (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: Baseada nas novas tendências em Pedagogia do Esporte o ensino do esporte passa a contemplar não apenas aspectos técnicos e táticos, mas também cognitivos, afetivos, comportamentais e sociais. A partir desse olhar a Psicologia, enquanto campo de estudo das pessoas e seus comportamentos, pode contribuir para esse ensino. Objetivo: Aproximar esses campos de estudo e sistematizar conhecimentos de uma abordagem da Psicologia, a Ciência Comportamental Contextual, que possam contribuir com a teoria e a prática do referencial socioeducativo da Pedagogia do Esporte. Metodologia: O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa e foram utilizados livros e artigos científicos sobre os temas: Pedagogia do Esporte, Psicologia do Esporte, Ciência Comportamental Contextual, Terapia de Aceitação e Compromisso, Flexibilidade Psicológica, Mindfulness, Terapia Focada na Compaixão, Autocompaixão, Psicoterapia Analítico Funcional e Conexão Social. Resultados: Como resultado apresentamos habilidades importantes a serem desenvolvidas em todos os atores do cenário esportivo: flexibilidade psicológica, mindfulness, compaixão e habilidade para a conexão social. Esses elementos centrais foram diluídos em elementos menores: valores e ação comprometida, aceitação e desfusão, atenção ao momento presente, não julgamento, tomada de perspectiva, humanidade compartilhada, bondade/autobondade, consciência de si/consciência do outro, vulnerabilidade/coragem, responsividade/acolhimento. Essas habilidades podem ser trabalhadas em relação atletas quando vistas como conteúdos de ensino - ‘aprender a ser’ e ‘aprender a se relacionar’ - e também podem ser desenvolvidas nos treinadores - conhecimentos intrapessoais e interpessoais. Conclusões: Entendemos que incluir aspectos comportamentais, emocionais, cognitivos e sociais como foco da intervenção do treinador exige aprofundamento e entendimento em relação a esses aspectos e, uma vez que a Psicologia se debruça a estudar esses aspectos, vemos como importante o diálogo entre as áreas possibilitando o intercâmbio do conhecimento acumulado por essa ciência em benefício dos profissionais do esporte que buscam se debruçar também sobre esses fatores