Possíveis Relações Entre Bayer e Merleau-ponty: o Conceito de Intencionalidade e Suas Consequências Para a Pedagogia do Esporte
Por Marcus Vinicius Simões de Campos (Autor), Alcides José Scaglia (Autor), Wagner Wey Moreira (Autor), Odilon José Roble (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: Nos últimos anos inúmeras abordagens ou modelos pedagógicos foram desenvolvidos no âmbito da pedagogia do esporte (PE), especialmente relacionando o ensino-aprendizagem dos jogos esportivos coletivos (JEC). A estas diferentes abordagens e modelos, Scaglia (2014) dá o nome novas tendências em PE, desenvolvidas como alternativa à proposta tradicional analítica ou ao discurso inatista. Uma obra precursora neste cenário é desenvolvida por Bayer (1994) e intitulada O ensino dos desportos colectivos, na qual o autor descreve seus princípios operacionais e regras de ação dos JEC, assim como sua noção de transfer da aprendizagem. Objetivo: Estabelecer aproximações do conceito merleau-pontyano de intencionalidade e seu uso por Bayer (1994), vislumbrando consequências para a noção de transfer. Métodos: Revisão documental. Desenvolvimento: Sustentando suas ideias a partir da teoria fenómeno-estrutural da aprendizagem e embasado em Merleau-Ponty (2011), Bayer (1994) inicia uma leitura fenomenológica embrionária dos JEC, aparentemente partindo do conceito de intencionalidade e suas consequências para a aprendizagem. Este conceito tem uma importância fundamental na obra do autor, pois descreve a experiência dos jogadores ao intencionarem circunstancias comuns dos JEC, nas quais o “[...] sujeito é capaz de dar um sentido à estrutura e de modificá-la.” (BAYER, 1994, p. 24). Desse modo, é possível considerar que este é um conceito chave no desenvolvimento de duas de suas principais teses: (1) princípios operacionais e regras de ação e, consequentemente, (2) transfer da aprendizagem.