Resumo

Introdução: Nos últimos anos inúmeras abordagens ou modelos pedagógicos foram desenvolvidos no âmbito da pedagogia do esporte (PE), especialmente relacionando o ensino-aprendizagem dos jogos esportivos coletivos (JEC). A estas diferentes abordagens e modelos, Scaglia (2014) dá o nome novas tendências em PE, desenvolvidas como alternativa à proposta tradicional analítica ou ao discurso inatista. Uma obra precursora neste cenário é desenvolvida por Bayer (1994) e intitulada O ensino dos desportos colectivos, na qual o autor descreve seus princípios operacionais e regras de ação dos JEC, assim como sua noção de transfer da aprendizagem. Objetivo: Estabelecer aproximações do conceito merleau-pontyano de intencionalidade e seu uso por Bayer (1994), vislumbrando consequências para a noção de transfer. Métodos: Revisão documental. Desenvolvimento: Sustentando suas ideias a partir da teoria fenómeno-estrutural da aprendizagem e embasado em Merleau-Ponty (2011), Bayer (1994) inicia uma leitura fenomenológica embrionária dos JEC, aparentemente partindo do conceito de intencionalidade e suas consequências para a aprendizagem. Este conceito tem uma importância fundamental na obra do autor, pois descreve a experiência dos jogadores ao intencionarem circunstancias comuns dos JEC, nas quais o “[...] sujeito é capaz de dar um sentido à estrutura e de modificá-la.” (BAYER, 1994, p. 24). Desse modo, é possível considerar que este é um conceito chave no desenvolvimento de duas de suas principais teses: (1) princípios operacionais e regras de ação e, consequentemente, (2) transfer da aprendizagem.

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