Resumo

Este estudo apresenta reflexões sobre o papel da mídia, em seus diferentes níveis de atuação, como um mecanismo importante de intervenção para o incremento do nível de atividades físicas de populações, com propostas de melhoria da qualidade de vida e saúde. Diferentes formas de intervenção foram utilizadas em estudos, em todo o mundo, nas quais a quantificação da eficácia e penetração da mensagem muitas vezes não trouxeram resultados precisos. Embora se observem efeitos positivos de programas de intervenção, na mudança do estilo de vida, pouco se tem detalhado sobre as metodologias aplicadas, o que não permite determinar que papel a mídia possui, nesse contexto. A mídia, através das inovações tecnológicas, tem levado ao aumento da visibilidade das propostas, iniciativas, atuação dos novos paradigmas, para se atingir um estilo de vida ativo. A ação da mídia permite uma rápida e abrangente penetração social que, para os programas de intervenção, é de extrema importância. Por outro lado, poucos trabalhos têm apresentado a relação de custo e benefício do uso da mídia; metodologias utilizadas para a intervenção; acompanhamento de uma característica regional ou de grupos populacionais específicos e a quantificação da formas de mídia mais efetiva, na contribuição da mudança de comportamento, frente à atividade física. Embora essas afirmações pareçam de simples resposta, apresentamos algumas propostas de estudo, reflexões e ações que possam subsidiar o desenvolvimento de pesquisas e quantificar o impacto da mensagem em programas de promoção da saúde na população. PALAVRAS-CHAVE: mídia, mudança de comportamento, programas de intervenção.