POTEVITA: Método para emponderar a Educação Física Escolar

Parte de Educação física na educação básica: diálogos e possibilidades . páginas 22

Resumo

Busco, há mais de duas décadas, fazer com que minha práxis seja diferenciada, desde as aulas regulares até as equipes esportivas que posso organizar. Porém, cabe destacar que estou envolvido com a Educação Física há 40 anos: aluno, atleta, discente da graduação e da pós-graduação e professor. Desde meu primeiro ano de docência procuro entender o desinteresse de alguns alunos pela prática e concluí que minha missão deveria ser empoderar os jovens através da assimilação e construção de conhecimentos relativos à atividade física, aos exercícios e aos esportes de maneira que a prática permanecesse em suas vidas quando atingissem a idade adulta.
Portanto, meu objetivo é permitir que meus alunos comparem os (1) malefícios de não ser fisicamente ativo com (2) os benefícios que a prática regular de esportes e de atividades físicas proporcionam e, assim, sejam capazes de escolher a segunda opção — pois também dominam estes conhecimentos pela prática regular — e os utilizem como um meio para uma vida plena e saudável.

Arquivo