Editora ESEFID/GEDAF/UFRGS. Brasil 2021. 97 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO
Não há receitas para o novo. Não há poções mágicas. No contraisolamento, há tudo o que pensar e o que fazer. Educação é a possibilidade do pensamento. O pensamento é o vírus que devemos pegar (NARODOWSKI, 2020).
É necessário abrir esta produção situando o contexto do seu desenvolvimento. O ano de 2020 trouxe a maior crise sanitária mundial deste início de século – a pandemia do Covid-19, em decorrência do vírus Sars-Cov-2 – fato que impactou os diferentes modos de vida. Como sabemos, um dos modos de contenção da propagação, amplamente divulgado pelos órgãos de saúde, foi a adoção do distanciamento social. No
território brasileiro, grande parte dos estados e municípios, mesmo em contraponto ao Governo federal, adotou essa prática, ocasionando a cessão das aulas presenciais nas instituições de ensino, a partir de março de 2020, migrando para o modelo que ficou conhecido como ensino remoto.
Desde 2017 o Grupo de Estudos em Docência e Avaliação na Educação Física escolar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GEDAEF/ESEFID/UFRGS) tem desenvolvido cursos de formação continuada para professores de Educação Física da Educação Básica. Neste ano de 2020, diante do desafio das aulas remotas, além de pensar na formação docente, nos propusemos a compreender o momento que estava envolvendo a docência em educação Física escolar para um promover um debate e uma formação comprometida com este tempo. Realizamos um curso que teve como tema ―Educação Física escolar em tempos de distanciamento social‖, acessado por mais de 400 professores de todo o Brasil.

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