Prática como componente curricular do curso de educação física da unifebe: Atividades pedagógicas integrando esporte, saúde, cultura e lazer

Por João Derli de Souza Santos (Autor), André Luiz de Oliveira Braz (Autor), Camila da Cunha Nunes (Autor), Adonis Marcos Lisboa (Autor).

Parte de Boas Práticas na Educação Física Catarinense 2016 . páginas 160 - 171

Resumo

As experiências das Práticas como Componente Curricular (PCC) do curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) representam uma parcela do ensino articulando a teoria e a prática. Com isso, ressalta-se que todas as disciplinas do curso possuem uma dimensão prática e teórica, pois a atividade de docência constitui um campo de intervenção direta na prática social (PIMENTA, 2014). A PCC se regulariza por meio das publicações do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Ministério de Educação (MEC) realizadas em 2002. As entidades publicaram as Resoluções CNE/CP 1/2002 e 2/2002, as quais norteiam carga horária, princípios, fundamentos e procedimentos a serem observados na organização institucional e curricular dos cursos de Licenciatura. Essas resoluções levam à reflexão e ao questionamento de aspectos específicos da educação, em particular as interpretações e implementações da PCC no âmbito do curso. A prática deve ser um trabalho consciente e planejado quando da elaboração do Projeto Pedagógico e ocorrer durante todo o seu processo formativo do acadêmico (BRASIL, 2001). A partir da experiência exitosa obtida no curso de Licenciatura em Educação Física da UNIFEBE, julga-se benéfico utilizar a mesma sistematização ao curso de Bacharelado. Sendo assim, compreendese que a PCC contribui no âmbito de ensino de graduação (Licenciatura e Bacharelado), podendo ser uma estratégia didático-pedagógica para problematizar e teorizar as questões pertencentes ao campo da Educação Física.