Prática da Avaliação das Sessões de Treino Por Jovens Treinadoras de Basquetebol Formativo
Por Lívia Costa dos Reis Souza (Autor), Anna Júlia Santiago Noccelli (Autor), Gabriel Torres da Silva (Autor), Dilson Borges Ribeiro Junior (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: A avaliação é parte importante das intervenções de treinadores(as), sendo uma prática essencial no ciclo do planejamento, sistematização e aplicação. Dentre os métodos de avaliação da intervenção do(a) treinador(a), temos a avaliação somativa. Como é a prática da avaliação por jovens treinadores(as)? Objetivo: Apresentar a observação subjetiva sobre a avaliação sistematizada da sessão de treino por jovens treinadoras. Desenvolvimento: O Projeto de Extensão da UFJF “Formação em Basquetebol: Da base para a ponta” (FBBP), possuí 5 equipes de formação em basquetebol. As equipes são conduzidas por alunos de graduação (bolsistas) que planejam, sistematizam e aplicam os conteúdos. Ao longo de 15 semanas, foram realizadas 30 sessões de treino em cada categoria. Duas jovens treinadoras preencheram a ficha de avaliação da sessão de treino (FAST) ao final de cada sessão. As treinadoras, participam no FBBP há 4 anos, perpassando por diversas funções, atualmente treinadoras nas equipes Sub13 e Sub15 feminina. O FAST avalia: 1) Desempenho dos alunos/atletas; 2) Desempenho do treinador(a); 3) Aplicação das tarefas na sessão de treino; 4) Observações para a próxima sessão. As treinadoras preencheram 80% das sessões aplicadas e relataram suas impressões sobre a avaliações realizadas. Treinadora 1: A partir da utilização do instrumento conseguiu detectar melhorias para a próxima sessão de treino, tanto no relacionamento com as atletas, quanto na sua organização, sentindo dificuldade no preenchimento das avaliações; Treinadora 2: Detectou os pontos positivos e negativos da sessão, realizando ajustes necessários para as próximas. Ajudou a entender e conhecer melhor suas atletas pelo nível de envolvimento, esforço e dificuldade. Relatou auxílio na sua postura quanto treinadora, nos aspectos que precisava melhorar, mudar ou adquirir. Sugestões: A aplicação do FAST auxiliou de forma no processo de evolução das treinadoras, sugere-se que de fato seja realizado uma avaliação pós-treino. Buscar maneiras mais práticas de avaliação seja importante.