Prática de Esporte Coletivo no Lazer de Escolares do Ensino Médio da Cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul
Por Ana Valéria Lima Reis (Autor), Patrícia da Rosa Louzada da Silva (Autor), Felipe Fernando Guimarães da Silva (Autor), Rose Méri Santos da Silva (Autor), Eraldo dos Santos Pinheiro (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: O lazer é definido como um conjunto de ocupações às quais os indivíduos podem entregar-se de livre vontade seja para repousar, divertir-se, recrear-se (DUMAZEDIER, 1973). No âmbito esportivo é definido como Esporte-Lazer, tem como princípios: a participação, o prazer e a inclusão (TUBINO, 2010). Sobre o esporte coletivo Teixeira (1997), menciona seu poder de despertar o senso de colaboração, de equipe, com envolvimento de diversos participantes em um mesmo time, mas mantendo um propósito final comum a todos. O foco das investigações do presente estudo estará alinhado à proposta do Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol) ESEF/UFPel, no sentido de aprofundar os conhecimentos em esporte coletivo. Objetivo: investigar a prática de esporte coletivo nos momentos de lazer de alunos do 3º ano do ensino médio da maior escola municipal e estadual da zona central da cidade de Pelotas (RS) assim como descrever as características dos alunos, percepção que o mesmo tem sobre a sua saúde e suas motivações para a prática de esporte coletivo no lazer. Amostra: Trata-se de um estudo exploratório de método misto, que foi realizado através de um questionário de autopreenchimento. Resultados: A amostra é composta por 44 alunos sendo 61,4% da escola estadual e 38,6% da escola municipal, tendo como média de idade 18,14 ± 0,70 anos, 24(54,5%) da amostra são mulheres e 20(45,5%) são homens. 25 alunos avaliam sua saúde como boa, 36 alunos apresentam problemas de saúde às vezes, 43% dos alunos tem envolvimento com a prática coletiva no lazer uma vez na semana e a modalidade coletiva mais praticadas no momento de lazer é o voleibol. Conclusão: Concluímos no presente estudo que os alunos do ensino médio das escolas analisadas têm presente no seu momento de lazer prática de esporte coletivo