Resumo

Introdução: O lazer é definido como um conjunto de ocupações às quais os indivíduos podem entregar-se de livre vontade seja para repousar, divertir-se, recrear-se (DUMAZEDIER, 1973). No âmbito esportivo é definido como Esporte-Lazer, tem como princípios: a participação, o prazer e a inclusão (TUBINO, 2010). Sobre o esporte coletivo Teixeira (1997), menciona seu poder de despertar o senso de colaboração, de equipe, com envolvimento de diversos participantes em um mesmo time, mas mantendo um propósito final comum a todos. O foco das investigações do presente estudo estará alinhado à proposta do Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol) ESEF/UFPel, no sentido de aprofundar os conhecimentos em esporte coletivo. Objetivo: investigar a prática de esporte coletivo nos momentos de lazer de alunos do 3º ano do ensino médio da maior escola municipal e estadual da zona central da cidade de Pelotas (RS) assim como descrever as características dos alunos, percepção que o mesmo tem sobre a sua saúde e suas motivações para a prática de esporte coletivo no lazer. Amostra: Trata-se de um estudo exploratório de método misto, que foi realizado através de um questionário de autopreenchimento. Resultados: A amostra é composta por 44 alunos sendo 61,4% da escola estadual e 38,6% da escola municipal, tendo como média de idade 18,14 ± 0,70 anos, 24(54,5%) da amostra são mulheres e 20(45,5%) são homens. 25 alunos avaliam sua saúde como boa, 36 alunos apresentam problemas de saúde às vezes, 43% dos alunos tem envolvimento com a prática coletiva no lazer uma vez na semana e a modalidade coletiva mais praticadas no momento de lazer é o voleibol. Conclusão: Concluímos no presente estudo que os alunos do ensino médio das escolas analisadas têm presente no seu momento de lazer prática de esporte coletivo

Acessar