Resumo

O princípio da inclusão é defendido, pois representa a reconhecer a igualdade de valores e direitos humanos, inserindo respostas educativas que a escola podem oferecer e favorecendo a participação efetiva de todos em sala de aula.Procedimentos metodológicos: O processo iniciou a partir de observações das aulas da supervisora, tendo que conter 28h. De acordo com as observações, assuntos tratados em sala de aula, cooperação, esportes individuais e coletivo. Tendo como objetivo proporcionar maior participação nas práticas em Educação Física entre os escolares do E.F II em turmas que integram os alunos com deficiência motora. Especificamente incentivar a socialização da turma através de práticas lúdicas, fortalecer o trabalho em equipe, desenvolver consciência corporal e estimular o respeito entre as diferenças individuais. Para a regência as aulas prática na quadra da escola, sem muitos materiais a disposição, tendo que assim adaptar ou até mesmo levar material próprio emprestado.Resultados e discussões: Percebemos que a relação entre os alunos tem um grande contraste, sendo assim um ponto importante a se tratar nas práticas de Educação Física, a relação interpessoal e a autoconsciência. As práticas impulsionaram uma melhora perceptível no convívio, no respeito e desenvolvimento escolar. Destacando a participação de alunos com deficiência nas dinâmicas da turma, essencial no desenvolvimento do aluno do ponto de vista de ensino-aprendizagem, bem como o acervo motor que estará envolvido no trabalho apresentado.Conclusões: Desta forma toda a ideia de criar aulas que venha estimular os alunos com deficiência a participar efetivamente das aulas são de extrema importância, pois ao adaptar as aulas práticas para os contextos mais acessíveis, torna as aulas atrativas com os objetivos mais amplos. Referências: CAMARGO, Eder Pires de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial:enlaces e desenlaces. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, n. 1, p. 1-6, 2017.