Prática Lúdica de Atletismo em Uma Escola Pública na Cidade de Alvorada-RS
Por Guilherme de Oliveira Gonçalves (Autor), Raquel da Silva Silveira (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Na educação física escolar o ensino do esporte é legitimado como conteúdo pertinente, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), porém percebe-se a preferência exclusiva por parte dos professores em prestigiar somente alguns esportes. Matthiesen (2017) fala sobre o descaso com a prática de atletismo na escola, mesmo sendo este um esporte rico em cultura, abrangendo diversas modalidades. A autora relata que 73% dos acadêmicos de educação física não tiveram contato com essa modalidade no período escolar. Com o intuito de atingir mais praticantes a IAAF (International Association of Athletics Federations) em , elaborou a primeira edição da cartilha de atletismo, denominada “Miniatletismo iniciação ao esporte: Guia Prático de Atletismo para Crianças”, destinado a crianças a partir dos sete anos. Conforme Gozzoli, Simohamed e El-Hebil (2014), está cartilha busca através da prática lúdica ser um instrumento de caráter atraente, acessível e instrutivo.